INSS lança nova plataforma para atender os segurados

O INSS Digital visa dar mais celeridade aos serviços prestados pelo Instituto

Byanca Guariz

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lançou o novo projeto piloto da autarquia. Denominado como “INSS Digital, uma nova forma de atender”, a plataforma visa dar mais celeridade nos serviços prestados pelo órgão, facilitando a vida do segurado que precisa se deslocar até uma Agência da Previdência Social em busca de atendimento.

O INSS Digital, elaborado a partir da unificação de projetos mais específicos, segue a trilha das recentes prestações de serviço, por meio eletrônico, os chamados e-Serviços.  

De acordo com o diretor de Atendimento do Instituto, Jobson de Paiva, o INSS lançou a nova plataforma com o objetivo de facilitar a vida dos usuários, no sentido de permitir que os requerimentos de benefícios possam ser feitos de forma eletrônica.

“Ele traz a economia em relação ao uso do papel e também permite que os administrados possam requerer a qualquer momento, de qualquer lugar do país, e traz também uma inovação – que é a otimização da força de trabalho que a instituição possui. A partir do momento que o processo passa a ser digital, nós podemos deslocar os processos de trabalho e não mais as pessoas para o local onde estão os servidores”, completou.

A proposta que foi implantada inicialmente em Mossoró/RN em janeiro deste ano, beneficiou agricultores no que diz respeito aos benefícios rurais. A finalidade do projeto é implementar as experiências-piloto em cinco polos de diferentes realidades de atendimento do INSS no Brasil, abrangendo aproximadamente 20% das unidades de atendimento.

Dentre os objetivos especificados no projeto estão: ampliar a realização de ACT para protocolo de requerimentos eletrônicos; simplificar a oferta de serviços agendáveis; ampliar os canais de protocolo e a comunicação com os cidadão e entidades; dar publicidade e transparência na operacionalização de requerimentos eletrônicos; desenhar o fluxo de atendimento eletrônico; distribuir a demanda das agências; otimizar a força de trabalho.

O presidente do INSS, Leonardo de Melo Gadelha, apresentou diversos argumentos para defender a implantação do INSS Digital. “A primeira razão é a percepção de que estamos perdendo parte significativa da força de trabalho, infelizmente eu digo infelizmente, porque se trata de quadros valorosos. Nós temos 1/3 da nossa força de trabalho que reunirá as condições objetivas de se aposentar. No caminho inverso nós temos um incremento da demanda [onde a população brasileira está usufruindo mais dos benefícios do INSS], e quando essas duas demandas se unem, nós temos uma pressão muito grande no trabalho dos nossos servidores. E em função de não podermos repor essa força de trabalho, decidimos lançar o INSS Digital, para dar um atendimento de excelência aos nossos segurados”, disse.

A previsão é de que até o final do ano o INSS Digital esteja cem porcento implantado.

 

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