INSS já começou a convocar beneficiários para o pente-fino

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já começou a convocar por carta os 75 mil beneficiários do auxílio-doença que passarão pela revisão de benefícios do Instituto.

Após o recebimento da carta, o segurado terá até cinco dias para agendar a perícia, após esse prazo o benefício será suspenso e só será reativado com a marcação de uma nova perícia. Para agendar, basta ligar na Central de Atendimento 135.

O INSS informa que os beneficiários não precisam comparecer nas agências de atendimento antes da convocação. De acordo com o Instituto, para evitar filas e sobrecarga o atendimento, os beneficiários serão convocados em lotes com critérios pré-definidos.

O beneficiário que não concordar com o resultado da perícia poderá recorrer da decisão e solicitar nova avaliação. As revisões devem durar dois anos e não prejudicarão os atendimentos regulares.

A operação pente-fino é uma ideia do governo de revisar benefícios por incapacidade (auxílio-doença e aposentadoria por invalidez), concedidos há mais de dois anos, como ainda identificar falhas na concessão de benefícios de pessoas que já estariam aptas para retornar ao trabalho.

Previdência Social