O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), concluiu na tarde de segunda-feira (7), a instalação do Programa de Controle de Contratos Rurais em Alagoas.
O sistema que foi implantado em oito agências do órgão, incluindo a capital, visa inibir fraudes em benefícios rurais e a instrução de processos criminais e de improbidade administrativa, através do cruzamento de informações como titularidade e localização do imóvel rural.
Cada servidor terá um cadastro separado com informações de todos os segurados das agências. Ao consultar o contrato, serão filtradas as informações, identificando a fraude, se houver.
Segundo informou o Procurador – chefe do Ministério Público Federal em Alagoas (MPF/AL), Rodrigo Tenório, somente em Alagoas há um custo de R$ 30 mi com benefícios fraudulentos por ano. “Esse sistema é um mecanismo para inibir a atuação dos fraudadores aumentando o risco da punição”, completou.
A parceria com o Ministério Público Federal e a agência do INSS em Maceió, permitirá o cruzamento dos dados pelo programa, que também estará acessível a outros órgãos públicos interessados, a exemplo da Controladoria Geral da União (CGU).