INSS inicia força-tarefa para reduzir estoque de benefícios assistenciais

Até o dia 22 de março, 1.383 servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) trabalharão de forma exclusiva na análise administrativa de Benefícios de Prestação Continuada (BPC) para pessoas com deficiência, idosos e Trabalhador Portuário Avulso. O instituo informou que iniciou a ação no último dia 12.

As medidas referentes à Central Especializada de análise do BPC n foram instituídas por meio da Portaria Dirat/ INSS n° 30, do dia 12 deste mês. De acordo com a portaria, após o período da ação emergencial, a partir do dia 14 de março, parte dos servidores permanecerá com dedicação exclusiva à análise de processos de benefícios assistenciais, preferencialmente, os servidores que tiverem melhores desempenhos durante o período da ação de caráter emergencial de redução do estoque.

A força-tarefa envolverá servidores de todas as regionais do país e visa reduzir o estoque de requerimento do BPC. A ação será focada nas avaliações sociais.

Segundo o instituto, em dezembro de 2020, o estoque de benefícios assistenciais em análise ou em exigência totalizou 534.848, sendo 442.483 de Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência; 665 de Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência – Microcefalia; 89.088 de Benefício Assistencial ao Idoso; e 2.612 de Benefício Assistencial ao Trabalhador Portuário Avulso.

*Fonte: O Dia

Previdência Social