INSS inicia convocação de 353 aprovados e informa que concurso de 2025 depende de aprovação

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que a realização de um novo concurso para o órgão depende da avaliação e aprovação do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). A solicitação para a abertura de vagas, especificamente para o cargo de analista de nível superior, ainda não foi enviada ao ministério, o que torna incerta a possibilidade de um concurso em 2025, bem como a definição do salário a ser oferecido.

Além disso, o INSS está em processo de solicitação para a criação de mil novas vagas, mas a autorização para isso depende da aprovação do orçamento, um passo essencial para viabilizar a realização do certame.

Por outro lado, o Instituto anunciou que, nos próximos dias, irá convocar 353 aprovados no concurso de 2022 para a função de técnico do seguro social, cargo de nível médio. Desse total, 300 são do quadro excedente e os outros 53 ocupam vagas abertas por servidores que foram desligados após tomarem posse, devido à aprovação em outros concursos.

Esses convocados deverão iniciar o concurso de formação no final de fevereiro, conforme a previsão do INSS. A lista final dos convocados e o local do curso estão sendo organizados.

O INSS ainda esclareceu que a data de 5 de maio não corresponde à posse dos novos servidores, mas sim ao término da validade do concurso de 2022. O Instituto ressaltou ainda que é comum que alguns aprovados deixem a instituição após serem chamados por outras organizações.

Previdência Social