INSS explica como funciona a solicitação de benefícios por segurados que moram no exterior

Por meio de acordos internacionais, muitos brasileiros que moram fora do país podem ter acesso a benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Atualmente, a autarquia mantém sete Agências da Previdência Social de Atendimento a Acordos Internacionais (APSAI).

“Os acordos internacionais firmados pelo INSS com outras nações facilitam a movimentação financeira dos recebimentos de benefícios e evitam uma dor de cabeça para o segurado ou dependente que precisa resolver questões burocráticas para ter acesso aos valores aos quais têm direito. As APSAI também atendem quem reside em solo brasileiro e recebe algum tipo de benefício previdenciário, como aposentadoria, por exemplo, paga por outros países”, explicou o INSS, em nota.

O pagamento dos benefícios funciona da seguinte forma: em países nos quais há acordo internacional, o INSS realiza a remessa para uma instituição contratada, que por sua vez disponibiliza o valor na conta do segurado no segundo dia útil de cada mês. No caso de países onde não há acordo internacional, o beneficiário deve nomear um procurador no Brasil para recebimento do benefício.

A solicitação do benefício é feita por site ou aplicativo “Meu INSS”: na aba “serviços sem senha”, o segurado deve clicar em novo pedido e informar seus dados pessoais, escolher a opção “Benefícios e Serviços de Acordos Internacionais” e solicitar a “Transferência de Benefício para Recebimento em Banco no Exterior”. Para mais informações, basta entrar em contato com a Central 135.

 

Previdência Social