INSS em SP cria drive-thru para entrega de documentos

O objetivo, segundo o instituto, é agilizar a análise de benefícios que estão parados por falta de documentação

Durante o período da pandemia do coronavírus, todas as agências do INSS estão fechadas, e muitos segurados vêm enfrentado dificuldades para entregar os documentos que estão com pendências no pedido de benefício.

Pensando nessas pessoas o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em São Paulo criou uma espécie de drive-thru para receber documentos de pessoas que estão com pendências no pedido de benefício. Todas as agências do INSS no estado passam a contar com urnas nas quais os solicitantes podem depositar um envelope com a documentação exigida pelo instituto para dar prosseguimento à análise do benefício.

O objetivo, segundo o instituto, é agilizar a análise de benefícios que estão parados por falta de documentação.

Para saber quais documentos devem ser apresentados, o solicitante do benefício deve consultar o telefone 135, o Meu INSS (site ou aplicativo) ou entrar em contato com os plantões, cujos telefones e endereços de e-mails constam nas portas das agências.

Dentro do envelope, além da documentação solicitada pelo INSS, deverá haver a cópia de um documento de identidade com foto (RG ou Carteira de Habilitação) do segurado. Também deverá estar uma declaração de próprio punho assinada pelo segurado se responsabilizando pela autenticidade e veracidade das informações prestadas.

Os envelopes poderão ser entregues em qualquer agência do INSS em São Paulo, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Não há necessidade de agendamento prévio para a entrega.

Do lado de fora do envelope, é necessário constar os seguintes dados:

  • Nome completo do segurado
  • CPF do segurado
  • Endereço completo com CEP
  • Número do telefone do segurado com o DDD, ou telefone para recado com o nome de quem o receberá
  • Endereço de e-mail, se tiver
  • Data em que o envelope está sendo deixado na agência

O INSS informou que não haverá funcionários próximos às urnas para orientar o público. Também não será fornecido nenhum protocolo de atendimento após o envelope ser depositado na urna.

 

*Com informações, UOL

Previdência Social