INSS de Campinas (SP) acumula 22 mil processos sem análise

Segundo informações do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), a região de Campinas (SP) acumula 22 mil processos pendentes de análise este ano. Além disso, o número de servidores está em constante queda, o que pode agravar mais ainda a situação, foram 60 aposentadorias apenas no início deste ano.

O tempo de espera pode chegar a 115 duas para os requerimentos de aposentadorias. “Os pedidos de aposentadoria, por sua natureza e complexidade, são os processos que em todo o país levam mais tempo para serem analisados”, justifica a autarquia.

De acordo com o instituto, benefícios de pensão e salário-maternidade estão sendo analisados dentro do prazo de 45 dias e, no caso do auxílio-doença, a média cai para 35 dias.

Ao contrário do que declara o INSS, o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência no Estado de São Paulo (SinsPrev) afirma que esse tempo pode passar de seis meses.

Falta de servidores

No Brasil, o número de servidores chega a 29.090 e, em São Paulo, esse número é de 5.662. O Ministério Público Federal (MPF) editou recomendação ao Ministério da Economia, órgão ao qual o INSS é vinculado, para realização de um novo concurso público para recompor os quadros da autarquia.

 

Previdência Social