INSS: crianças e adolescentes podem receber benefícios de R$ 1.212

Crianças e adolescentes vão receber benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no valor de R$ 1.212. O Benefício de Prestação Continuada (BPC) pode ser um caminho para ajudar essas pessoas, desde que atendam às exigências do governo.

O BPC/Loas é um benefício assistencial oferecido pelo governo e pago pelo INSS. Ele atende crianças e adolescentes com deficiência, menores de 16 anos, que sejam integrantes de famílias de baixa renda.

O programa também atende idosos em situação de vulnerabilidade, o que leva muita gente acreditar que o BPC é uma “aposentadoria”, no entanto, o BPC é um programa social do governo.

Os responsáveis pelas crianças e adolescentes, vão precisar comprovar que elas não possuem condições para o desempenho social, compatível com as demais pessoas de sua idade, inclusive na escola. A comprovação pode ser feita por meio de exames, laudos médicos e atestados.

Também deverão comprovar ter renda familiar mensal que deverá ser de até 1/4 de salário mínimo por pessoa. No entanto, a pessoa não precisa estar contribuindo com o INSS.

*Com informações, Jornal Contábil

Previdência Social