INSS convoca 1,6 milhão para o pente-fino

Convocação dos segurados vai obedecer critérios como idade e tempo de manutenção do benefício

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a convocar os segurados que vão passar pela revisão de benefícios por incapacidade (auxílio-doença, aposentadoria por invalidez). Ao todo 530 mil beneficiários em auxílio-doença e 1,1 milhão em aposentadoria por invalidez vão passar pela avaliação.

De acordo com resolução publicada pelo instituto, os beneficiários serão convocados por meio de carta para a realização da perícia médica. Para os segurados com domicílio indefinido, a convocação será feita por edital publicado na imprensa oficial.

Após o recebimento da carta, os segurados terão cinco dias úteis para agendar a perícia, por meio da central de teleatendimento 135. Caso não compareçam na data agendada, o benefício será suspenso e a reativação do mesmo só acontecerá mediante o comparecimento do beneficiário e o agendamento de nova perícia.

A convocação dos segurados deve obedecer alguns critérios como a idade e o tempo de manutenção do benefício. Os primeiros 75 mil convocados serão os de auxílio-doença, que têm até 39 anos de idade e mais de dois anos de benefício sem passar por exame pericial.

O governo trabalha com a possibilidade de reversão entre 15% e 20% para os benefícios do auxílio-doença.  Caso esse número se confirme, o governo calcula uma economia aos cofres de aproximadamente R$ 126 mi por mês.

 

Previdência Social