INSS completa 27 anos

Autarquia celebra mais um aniversário prestando serviços aos segurados de todo o país

Byanca Guariz

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) completa hoje 27 anos de existência. O órgão, que é considerado uma das maiores autarquias, administra benefícios dos segurados e é o responsável pela operacionalização da política previdenciária.

Criado em 1990 pela Lei 8.209, o instituto veio com a finalidade de promover o reconhecimento de direito ao recebimento de benefícios previdenciários, assegurando agilidade, comodidade aos seus usuários e ampliação do controle social. E hoje, responsável pelo pagamento de mais de 5,3 milhões de benefícios, o INSS cumpre sua tarefa com excelência.

Durante esses 27 anos o instituto vem trabalhando com foco na profissionalização da gestão, na melhoria das condições de trabalho para os servidores e na modernização de atendimento ao público.

O projeto mais recente da autarquia é o INSS Digital, ainda se encontra em fase de implantação, é considerada uma ferramenta de ponta, que permite agilizar os serviços, dando mais celeridade aos atendimentos e evitando que os segurados se desloquem para uma agência.

Uma nova plataforma vai combinar os serviços que podem ser feitos a distância ou nas agências e com a construção de um novo fluxo de atendimento para aumentar a capacidade da autarquia de reconhecer direitos. Os pilares do projeto são o processo eletrônico, agendamento pela internet para o segurado ou requerimento por meio de entidade representativa que tenha celebrado Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o INSS, e a distribuição das demandas entre as unidades. O projeto foi firmado em acordo de cooperação com prefeituras, empresas, sindicatos e outras entidades da iniciativa pública e privada.

Segundo informou o presidente do INSS, Leonardo de Melo Gadelha, atender o segurado com rapidez e eficácia tem sido a prioridade da atual gestão. “Nossa prioridade é melhorar a qualidade de atendimento, proporcionar a sociedade segurança e confiança e ser reconhecido como uma instituição que preza pela excelência na prestação dos serviços ao cidadão brasileiro”, disse.

De acordo com dados do INSS, somente em 2016 o órgão realizou 49 milhões de atendimentos presenciais; 48,4 milhões de atendimentos pela Central de Atendimento 135; e concedeu cerca de 5,3 milhões de benefícios. Atualmente conta com 5 Prevbarcos – uma alternativa usada para levar os serviços da Previdência a lugares onde só é possível ter acesso por meio da navegação fluvial; possui 1.622 agências ativas; 1 administração central (localizada em Brasília); cinco superintendências regionais; duas agências virtuais; 104 gerências executivas; 1.750 unidade da rede de atendimento do INSS; 32,4 mil servidores administrativos; 4,1 mil peritos;  e 54,7 milhões de segurados filiados ao Regime Geral da Previdência Social (RGPS).  

Modernização dos serviços prestados pelo órgão

Outro projeto do INSS em execução é o Meu INSS, que é uma nova Central que facilita o acesso aos serviços do instituto.

Através do site https://meu.inss.gov.br/central/index.html é possível que o segurado tenha acesso ao Extrato Previdenciário (CNIS), histórico de crédito de benefício; carta de concessão, consulta de declaração de benefício, declaração de regularidade de contribuinte individual, além de oferecer a possibilidade de agendamento de perícia médica, entre outros serviços.

Teletrabalho –  de acordo com a assessoria de imprensa do INSS o projeto ainda está em fase de implantação. O teletrabalho vai proporcionar a análise de processos por servidores em todo o território nacional.

Desburocratização –  a revisão das normas de requerimento e concessão de benefícios sofrerá redução da burocracia.

Comemorações

E para celebrar essa data tão importante, as agências do Programa de Educação Previdenciária (PEP) da Superintendência Regional do Estado de São Paulo, realizarão ao longo do dia, algumas ações de informações e orientações nas próprias unidades.

A agência do INSS em Taubaté recebeu hoje as 15h, a Camerata das Cordas da Fundação Dom Couto.  Em Americana, São Carlos e Itápolis as ações de informações acontecem hoje. Na sexta-feira (30), será o dia a agência de Campos do Jordão.

Na quinta-feira (29), a Câmara dos Deputados vai realizar uma sessão solene em homenagem ao instituto, onde estarão presentes o presidente do INSS, Leonardo Gadelha e o diretor de Atendimento do INSS, Jobson de Paiva Silveira Sales.

 

Previdência Social