INSS comemora sucesso do PREVBarco em Manaus

Cerca de 50 mil atendimentos foram realizados

 

A Gerência-executiva do INSS em Manaus divulgou o Relatório de Atividades do PREVBarco, realizadas em 2018 e as perspectivas para as missões em 2019.

Segundo o documento cinquenta localidades foram atendidas pelas duas embarcações do projeto. Foram mais de 50 mil atendimentos a ribeirinhos e indígenas. Destes 7.487 benefícios foram requeridos e 5.374 concedidos. Entre os principais requerimentos está o de salário-maternidade, que representou 71% das solicitações e somou o valor de quase R$ 16 mil reais. A Aposentadoria por Idade Rural, os benefícios assistenciais e a Pensão por Morte foram os outros benefícios mais solicitados.

A falta de médicos peritos durante as missões foi o que impediu que o número de atendimentos fosse mais expressivo, segundo o gerente da APS flutuante Manaus I, Luis Fernando Zocca.

Em clima de comemoração, o gerente-executivo do INSS, Clizares Santana, destacou o sucesso do PREVBarco. “O PREVBarco é a certeza de que estamos levando o reconhecimento de direitos aos cidadãos de todo o estado do Amazonas, tanto socialmente como economicamente. Os números provam isso. Os barcos são um importante canal de atendimento à população ribeirinha e que precisa saber que a Previdência está ao seu alcance. E em 2019 os objetivos são ainda maiores, com a expectativa de mais do que dobrar o número de atendimentos e o número de benefícios concedidos”, concluiu Santana.

 

Previdência Social