INSS comemora os 94 anos da Previdência

Evento foi marcado pela inauguração da estátua de Eloy Chaves

Byanca Guariz

A Previdência Social Brasileira comemora amanhã, 94 anos. E para celebrar a data, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) homenageou os aposentados e os 33 milhões de segurados, descerrando a estátua de Eloy Chaves – instituidor de aposentadorias do Brasil. O evento aconteceu nesta segunda-feira (23), na sede da autarquia, em Brasília e contou com a participação de representantes das entidades, como a Anasps, Anfip, Cobap e OISS.

A solenidade de aniversário foi aberta com o discurso do presidente do INSS, Leonardo de Melo Gadelha, sobre a Previdência, a maior distribuidora de renda do país. “Esse é um momento histórico para nós que fazemos o INSS. Em primeiro lugar rememorar aqueles que estiveram aqui antes de nós, e que tornaram possível, fizeram com que o INSS chegasse a esse nível de desenvolvimento”.

Na oportunidade, o presidente do INSSS aproveitou para lançar o projeto: INSS do futuro, que segundo Gadelha, será cada vez mais eletrônico. “Nós estamos lançando as bases daquilo que nós julgamos ser o INSS do futuro, que será cada vez mais eletrônico. Que não poderá prescindir em nenhum momento da qualidade dos nossos servidores, mas que poderá dar certamente muito mais conforto para a sociedade brasileira, ao fazer com que ele não precise com tanta frequência ir em uma agência”, disse.

Ainda no evento três Portarias foram assinadas. A primeira de nº 75 da Presidência, que constitui o comitê para assessorar a presidência do INSS nas atividades alusivas aos 94 anos da Previdência Social. A outra Portaria é a de nº 76, onde institui as comendas e medalha Hélio Beltrão – para homenagear instituições que tenham prestado um relevante serviço ao INSS, assim como a assinatura da Portaria nº 92, onde fica constituído o Grupo de Trabalho (GT) que terá a função de selecionar os homenageados ou premiados da medalha Hélio Beltrão.

A base da Previdência

A Lei Eloy Chaves, publicada em 24 de janeiro, é a base da Previdência Social Brasileira. Consolidou a base do sistema previdenciário brasileiro com a criação da caixa de aposentadoria e pensões para empregados de empresas ferroviárias.

Após a promulgação da Lei, outras empresas foram beneficiadas e seus funcionários segurados da Previdência.

A Previdência Social é considerada a maior distribuidora de renda do país com um sistema contributivo, sendo de repartição simples, onde milhões de reais são desembolsados para o pagamento de auxílios como, aposentadorias, pensões e auxílio-doença.  

 

Previdência Social