INSS assina acordo de cooperação técnica com OAB/PB

Os advogados da Paraíba vão poder tramitar eletronicamente os processos dos segurados evitando ir às Agências da Previdência Social. A partir de agora, tudo será feito de forma digital. Um acordo de cooperação técnica foi assinado pelo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Leonardo Gadelha, com a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional da Paraíba.

“Pretendemos nos próximos anos fazer com que o Instituto seja 100% digital e remoto, ou seja, o cidadão brasileiro poderá submeter o seu requerimento por meio dos diversos dispositivos eletrônicos. Assim, o nosso servidor, de qualquer lugar do país, dentro de uma agência ou de sua residência, poderá fazer a análise do processo e depois devolvê-lo ao cidadão pelo mesmo canal eletrônico. Este modelo faz parte do conjunto de ações chamado Brasil Digital, que agora o INSS se associa”, disse o presidente do INSS.

O acordo tem por objetivo promover maior celeridade e eficiência no âmbito do INSS. Também garantir melhoria no atendimento ao advogado inscrito na OAB/PB, ao dispensar a obrigatoriedade da presença nas Agências da Previdência Social para atendimento de requerimento de aposentadorias, pensões, auxílios, exceto de benefícios por incapacidade e BPC, certidão de tempo de contribuição, pecúlio, recurso, revisão, cópia de processos, extratos previdenciários, atualizações cadastrais e de benefício.

 

Previdência Social