INSS alerta segurados sobre novas tentativas de golpe

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu alerta a aposentados e pensionistas para estarem sempre atentos para que não caiam em golpes e tentativas de fraudes. Entre as novas tentativas de golpe, os bandidos criam uma forma de passar essas pessoas para trás, informando que eles foram envolvidos em uma falsa lista de pedidos de concessão de benefícios negados pelo próprio INSS.

A nova tentativa foi descoberta primeiro na cidade do Rio de Janeiro, onde foi notificado por um oficial de justiça que teria uma suposta ação judicial envolvendo o seu nome. O processo pretendia reverter um falso “indeferimento” do pedido de concessão de benefício.

O que a ação alegava era que o pedido de benefício que havia sido feito pelo segurado foi negado pelo INSS e que existia uma lista que exibia as solicitações que não tinham sido aceitas pelo instituto.

O coordenador de Gestão de Benefícios (Coben) da Superintendência Regional do INSS no Estado do Rio de Janeiro (Sudeste III), Flávio Souza, afirmou que o instituto chegou inclusive a receber uma notificação judicial para que ocorresse uma manifestação do órgão diante do processo que corre na Justiça. Segundo o coordenador, o juiz queria saber oficialmente sobre a listagem informada no processo.

O instituto se defende e afirma que não reconhece a existência de nenhum benefício indeferido, disponibilizado de forma pública e com elementos que permitem o acesso de terceiros aos dados dos segurados.

“A situação chamou atenção pelo fato do cidadão tomar conhecimento do processo judicial, por meio de um oficial de Justiça, e pelo fato da abordagem feita com base na existência de uma suposta relação publicada pelo INSS”, explica Flávio Souza.

O coordenador da Coben reforça a importância de os assegurados tomarem todo o cuidado possível na hora de proteger seus dados, impedindo que caia em golpes como este. Ele explica que o INSS não passa informações sigilosas de forma alguma para terceiros.

Se for preciso, em algum momento, o instituto entra em contato por SMS, notificação, push, mensagem pelo aplicativo, pelo site oficial do INSS, ligação telefônica, carta com aviso de recebimento e rede bancária.

“Somente os assegurados ou os procuradores têm acesso aos dados. Por isso, é preciso desconfiar sempre de um desconhecido aparecer oferecendo algum serviço em nome do INSS”, afirma Souza, destacando que o segurado pode abrir um registro no canal do Fala.br ou pelo telefone 135. A polícia também deve ser acionada.

Previdência Social