Inaugurada turma do LideraGOV para ampliação de número de negros em cargos de liderança do governo

O programa LideraGOV inaugurou, na última semana, a 4ª edição da capacitação voltada para a formação de pessoas negras, com o objetivo de reforçar a agenda da igualdade racial e ampliar as oportunidades para a população negra dentro da Administração Pública Federal. A ação é uma iniciativa do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), do Ministério da Igualdade Racial (MIR) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

O evento de lançamento contou com a aula magna “igualdade racial e de gênero nos cargos de liderança da administração pública federal e seu impacto nas políticas públicas e no desenvolvimento do país”, ministrada pelo doutorando em relações internacionais e ex-presidente da Fundação Palmares, Edvaldo Mendes Araújo (Zulu Araújo).

“Se os servidores públicos não representarem a população, a gente nunca vai conseguir ter políticas públicas que realmente atendam a todos e não só uma parcela dominante dos brasileiros”, declarou a presidente da Enap, Betânia Lemos.

A diretora de Educação Executiva da Enap complementou ao dizer que a turma, por si só, já marca uma mudança dentro da instituição: “Essa é uma Escola que sempre foi de homens brancos e sempre foi presidida, em sua grande parte, também por homens brancos, para atender alunos brancos para carreiras estratégicas de governo. Iniciamos algo que fará muita diferença”.

Previdência Social