Idade para se aposentar pode chegar a 70 anos

As propostas de reforma da previdência que o governo interino de Michel Temer está estudando prevê a adoção da idade mínima para se aposentar em duas etapas. Ao final delas o trabalhador terá que atingir 70 anos para ter direito ao benefício integral.

No primeiro momento está a idade mínima de 65 anos para os homens e 62 anos para as mulheres. Já o período de transição da adoção da medida será de 15 anos para os homens e um tempo maior, ainda não estipulado, para as mulheres.

Depois de instituída a idade mínima de 65 anos, haverá um intervalo de dez anos sem mudança na exigência e em seguida será fixada a nova faixa etária de 70 anos para ambos os sexos, mas com um período de transição maior para as mulheres.

Ainda por determinação do governo interino, além as mulheres, os professores também entrarão na reforma e terão um período maior para a transição.

Também estão em discussão mecanismos para aumentar as receitas previdenciárias, principalmente a previdência rural e o impedimento de acúmulo de aposentadorias e pensão por morte.

 

Previdência Social