IBGE e INSS tomam a dianteira no atendimento ao Decreto 8.777

Parceria entre os institutos vai possibilitar ao INSS saber mais sobre o cidadão por trás do benefício

O presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Paulo Rabello de Castro, visitou hoje (26) a sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Brasília, onde reuniu-se com o presidente do INSS, Leonardo de Melo Gadelha.

O objetivo do encontro entre os gestores máximos daquelas a quem chamaram “entidades coirmãs” foi discutir o estabelecimento de um convênio de compartilhamento de dados, atendendo às determinações do Decreto nº 8.777, de 11 de maio de 2016. O presidente do IBGE fez questão de ressaltar que escolheu o INSS para a sua primeira visita devido à capilaridade, relevância e proximidade de ambas as Instituições com a sociedade. “São quase 500 agências locais, que capturam informação dos mais de 5 mil municípios brasileiros. Estamos, assim como o INSS, há décadas, prestando serviços para o povo, aonde o povo está”, destacou.

Para Castro, outra similaridade entre os institutos é o fato de que ambos estão passando por momentos de transformação. “Queremos que o IBGE, que é um órgão técnico e importantíssimo, seja cada vez mais um produtor de informação real, significativa e tratada, compreensível e útil para todos”. Segundo ele, o próximo passo para essa mudança será testar novas plataformas de comunicação com o público em geral e também com o principal cliente: o governo.

Castro destacou, ainda, a importância das estatísticas para o INSS e para a formulação de suas políticas. “O INSS é um dialogador inibido. É o órgão que precisa encampar a missão de ser o grande articulador das políticas previdenciárias do futuro”, afirmou.

Gadelha, por sua vez, ressaltou o grande volume de dados que compõe os cadastros do INSS e a importância das informações que detém, especialmente no que se refere às transferências de renda. “A ideia é que as estatísticas do IBGE, a partir do cruzamento desses bancos e do refinamento dos dados, possam nos ajudar a conhecer o cidadão que está por trás do benefício. Conhecendo melhor esse beneficiário, teremos condições de identificar prematuramente algumas situações e qualificar o seu atendimento”, disse o presidente.

Nos próximos dias, INSS e IBGE formalizarão um grupo de trabalho que terá a missão de viabilizar o compartilhamento de dados entre os institutos. “Além de tomar a dianteira no cumprimento do disposto no Decreto dos dados abertos, essa nossa experiência também servirá de parâmetro para outros órgãos que desejarem trocar informações no futuro”, disse Castro.

FONTE: Assessoria de Imprensa do INSS

 

 

Previdência Social