Grupo que fraudava benefícios previdenciários e seguro-desemprego é desarticulado

A Polícia Federal, desarticulou nesta quarta-feira (23), durante a Operação “Melaço”, uma organização criminosa, acusada de fraudar benefícios previdenciários e seguro-desemprego. A ação aconteceu no Estado da Bahia.

Segundo informações da Polícia Federal, o grupo possuía ajuda de técnicos em contabilidade, aliciadores e atendentes do Sistema de Empregos da Bahia (Sine/BA), que atuavam de modo conjunto há mais de 10 anos.

O esquema funcionava a partir dos aliciadores, que abordavam pessoas dispostas a ceder os documentos, como carteira de trabalho e cartão cidadão. Esses documentos passavam a ser registrados em empresas “laranjas”, ou já inativas, de forma retroativa, como se os aliciados trabalhassem há cerca de um ano. Depois disso, forjavam as rescisões do falso contrato com essas empresas, para que fossem solicitados os benefícios do seguro-desemprego e da Previdência Social.

Até o momento, os órgãos de investigação detectaram mais de 6 mil vínculos empregatícios falsos, inseridos em mais de236 empresas utilizadas nas fraudes. Com isso, foram pagos indevidamente, mais de R$ 17 mi em pagamentos de seguro-desemprego e R$ 1 mi em benefícios previdenciários.

Os acusados responderão pelos crimes de organização criminosa, estelionato, inserção de dados falsos nos sistemas da administração pública e estelionato previdenciário.

 

Previdência Social