Grupo que fraudava benefícios da Previdência é desarticulado

A Força-Tarefa Previdenciária realizou ontem a operação combate às fraudes, com o objetivo de desarticular um grupo que fraudava benefícios previdenciários. A ação aconteceu nos Estados do Rio de Janeiro e Espirito Santo.

Irregularidades em benefícios previdenciários concedidos em casos de pensão por morte no Estado do Rio de Janeiro e transferidos para o Espírito Santo, foram identificados.

No Espirito Santo, inicialmente foram identificadas 12 pensões fraudulentas sendo que dez delas tiveram os pagamentos transferidos para a casa do principal fraudador. Para fraudar os benefícios o grupo falsificava documentos e outros dados, com a inserção de vínculos empregatícios falsos no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Ao todo foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva.

Segundo informou a Assessoria de Pesquisa Estratégica e Gerenciamento de Riscos (APEGR), foram identificados 20 benefícios obtidos por meio de fraudes. Estima-se que o prejuízo causado seja de, aproximadamente, R$ 8 mi aos cofres públicos. Contudo, a economia proporcionada aos cofres da Previdência com a desarticulação deste esquema criminoso é de pelo menos R$ 15 mi.

Previdência Social