Grupo Móvel completa 24 anos como referência no combate ao trabalho escravo

Presente em todo território nacional, o Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM) está completando 24 anos de atividades. Após a sua criação, o GEFM realizou a primeira operação no período de 15 a 19 de maio de 1995, em carvoarias dos municípios de Ribas do Rio Pardo, Água Clara e Brasilândia, em Mato Grosso do Sul. Hoje, já são mais de 4,5 mil ações realizadas que resultaram no resgate de 53 mil trabalhadores em situação análoga à de escravo e pagamentos de mais de R$100 mi em rescisões trabalhistas.

Somente em 2018, foram resgatadas 1.154 pessoas em situação de trabalho escravo em todo país. Nos primeiros quatro meses deste ano a Inspeção do Trabalho já autuou 34 empregadores pela exploração de mão de obra análoga à de escravo, sendo resgatados mais de 300 trabalhadores nessa situação.

 

Procedimentos

Entre os procedimentos, está a rescisão dos contratos de trabalho, a reparação dos danos trabalhistas por meio do pagamento das verbas rescisórias, a emissão das guias de seguro desemprego para trabalhador resgatado. A fiscalização também propicia o retorno ao local de origem do trabalhador, caso tenha sido também vítima de tráfico e pessoas, além do encaminhamento para acolhimento pelos aparelhos de assistência social competentes.

 

Previdência Social