Greve do INSS: servidores e governo têm nova reunião nesta sexta-feira (9)

Nesta sexta-feira (9), servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em greve há pouco mais de um mês, e representantes do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), terão mais uma rodada da mesa de negociação específica da categoria sobre reajuste salarial e a valorização da carreira do Seguro Social.

O governo federal determinou que todas as mesas de negociações ainda abertas sejam finalizadas até a próxima sexta-feira (16). As entidades representativas dos servidores do INSS na mesa acusam o governo de debater somente o reajuste salarial, ignorando a reestruturação da carreira, considerado o tema motriz da greve.

Dentre as reivindicações, além do aumento salarial, estão o reconhecimento da carreira do Seguro Social como típica de Estado; a inclusão das atividades de auditoria, controle, fiscalização e combate à fraude nos benefícios como parte das atribuições da carreira; e a mudança de escolaridade de ingressão na carreira de nível médio para superior. Os servidores também pedem uma reestruturação e a revisão do modelo de gestão do próprio INSS.

No fim do mês passado, o governo obteve, junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), uma decisão que obriga um quantitativo mínimo de 85% das equipes em cada Agência da Previdência Social (APS). Atualmente, 104 gestores das Gerências Executivas do INSS em todo o país aderiu à greve, segundo levantamentos da categoria.

 

Previdência Social