Governo usa a tecnologia da informação no combate à corrupção

A participação da sociedade também é importante para evitar o desvio de recursos

A Controladoria Geral da União (CGU), órgão de controle interno do Governo Federal, responsável por promover atividades relacionadas à defesa do patrimônio público, tem trabalhado com Tecnologia da Informação para atuar frente ao combate à corrupção.

O Governo vem investindo muito em Tecnologia da Informação para acompanhar os recursos. Esse é o ponto que acho que é o nosso grande avanço”, afirmou o ministro da CGU, Wagner Rosário.

O ministro citou a tecnologia Alice, que faz a verificação, por exemplo, de pelo menos 200 editais de licitação que são inseridos diariamente no Comprasnet, sistema de compras do Governo. “O Alice faz uma verificação, tentando identificar palavras-chaves ou alguns tipos de problema naquela licitação. Identificado o problema, aí sim, esse processo vai para análise de um auditor.”

Participação da sociedade

Segundo o ministro, combater a corrupção é um fenômeno complexo em todo o mundo, e requer a participação da sociedade. “A corrupção ocorre de diversas maneiras. Ela envolve diversos atores e sempre numa zona obscura. Existem várias técnicas de combater a corrupção. Uma das técnicas é a participação da sociedade”, ressaltou.

Portal da Transparência

De acordo com o ministro da CGU, a sociedade tem colaborado nesse sentido. “Isso vem se reproduzindo nos números que nós temos. Nós tivemos 27,7 milhões de acessos ao Portal da Transparência do Governo neste ano de 2020, o que demonstra que as pessoas estão mais preocupadas. Eu acho que essa participação vai realmente auxiliar muito o Governo na luta contra a corrupção”, reforçou Wagner Rosário.

*Fonte: GOV.BR

Previdência Social