Governo revoga portaria que suspendia avaliação de alfabetização

O ministro da, Ricardo Veléz Rodriguez, revogou a portaria que suspendia a avaliação de alfabetização de crianças deste ano. A nova decisão foi publicada no Diário Oficial da União, nesta terça-feira (26).

A suspensão da avaliação de alfabetização resultou no pedido de demissão da secretária de Educação Básica do MEC, Tania Leme de Almeida, que não foi previamente consultada sobre a decisão do governo.

Em um texto publicado nas redes sociais, ​Tania Leme de Almeida confirmou que não teve conhecimento das mudanças no Saeb e que deixa a pasta. “Não deveria haver política pública sem métrica e sem avaliação. A interrupção intempestiva de uma série histórica poderia vir a ter consequências indesejáveis sobre a análise de evidências e o balizamento de ações em todo território nacional”, escreveu.

A repercussão negativa da medida também atingiu o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Marcus Vinicius Rodrigues. A permanência de Rodrigues só depende agora da Casa Civil, para onde o pedido de desligamento por parte do ministro deve ser encaminhado.

Previdência Social