Governo recebe novas propostas para a aposentadoria rural

O governo federal recebeu ontem novas propostas para a reforma da Previdência. Dessa vez, quem apresentou suas mudanças foi o Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP). Entre as sugestões enviadas pelo órgão estão: mudanças nas regras para a aposentadoria rural e a elevação da idade mínima para a aposentadoria – essa que aconteceria de forma gradativa e sua transição ocorreria até 2057.

Pela proposta, ao fim desse período, para os casos de aposentadoria por idade, os limites mínimos chegariam a 63 anos para as mulheres e 67 anos para os homens. Já os casos de aposentadoria por tempo de contribuição seriam de 58 anos para as mulheres e 63 anos para os homens.

A presidente do IBDP Jane Berwagner acredita que o governo deve apresentar um projeto com o período transitório menor, entretanto ele afirmou que as propostas elaboradas pelo Instituto preveem mudanças no enquadramento dos trabalhadores.

“As propostas preveem a mudança de enquadramento para os trabalhadores que prestam serviços como “boias-frias” ou como diaristas, esses, no entanto, seriam inclusos como “avulsos rurais” e formalizados passariam a contribuir”, finalizou.

Previdência Social