Governo quer quadruplicar arrecadação da previdência do trabalhador rural

Com o objetivo de tentar retirar as contas da Previdência Social do vermelho, o governo federal estuda aumentar nos próximos anos a arrecadação previdenciária que atende os trabalhadores rurais. As informações foram divulgadas pelo secretário de Previdência Social do Ministério da Fazenda, Marcelo Caetano.

Hoje os trabalhadores do campo não precisam contribuir com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para conseguir a aposentadoria. As exigências são: ter 60 anos, se homem, ou 55 anos, se mulher e; comprovar 15 anos de trabalho no campo. Somente em 2016, cerca de 9,4 milhões de trabalhadores receberam a aposentadoria rural.

“A gente está imaginando algo, não é bem algo para criar uma arrecadação, é mais para criar um vínculo contributivo”, afirmou Caetano. O secretário informou que o aumento da arrecadação deve acontecer bem mais na frente, em outro momento. “A gente deve aumentar [a arrecadação da previdência rural], mas lá na frente deve bater em 0,5% do PIB”. Ainda segundo Caetano, as alíquotas que os trabalhadores rurais serão obrigados a pagar, caso a reforma da Previdência seja aprovada pelo Congresso, deve ser mais baixa que a dos demais trabalhadores.

 

Previdência Social