Governo propõe reajustar tabela do IR para 2017

O presidente Michel Temer, encaminhou ao Congresso Nacional seu primeiro projeto de Lei de Orçamentárias relativo a 2017. O texto contempla uma correção de 5% da tabela do Imposto de Renda (IR), abaixo, portando da inflação 7,34% prevista para esse ano e 5,14% estimada para 2017.

A correção da tabela do Imposto de Renda proposta pelo governo para 2017 representará renúncia de arrecadação pelo governo. A arrecadação menor, por consequência, impactará o orçamento em um momento em que as contas públicas estão fortemente no vermelho – despesas muito superiores às receitas.

Em entrevista no Palácio do Planalto, o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Eduardo Guardia, declarou que o governo está levando em consideração a proposta orçamentária. “A gente levou sim em consideração na proposta orçamentária que haverá correção do Imposto de Renda. Isso está considerado na previsão e 2017; o reajuste será de 5%”, disse.

Guardia destacou ainda, que nesse momento não há a necessidade de fazer nenhum aumento de imposto. “Neste momento, não há a necessidade de qualquer aumento de imposto, por isso a Lei Orçamentária não contempla aumento de impostos neste momento. No futuro, se necessário, será discutido. Se e quando necessário”, finalizou.

 

Previdência Social