Governo prepara pacote de medidas para destravar a economia

O Ministério da Economia prepara um pacote de medidas para aumentar a produtividade, o emprego e tentar destravar a atividade econômica. As medidas serão tomadas para contornar a queda do PIB. Previstas para acontecer em 90, 180, 360 dias, as ações foram formuladas em quatro grandes planos que serão anunciados ao longo de abril: Simplifica, Emprego Mais, Brasil 4.0 e Pró-mercados.

O primeiro será o Simplifica que é um conjunto de 50 medidas para desburocratizar a vida do setor produtivo. Em entrevista ao jornal Estado, o secretário de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos da Costa, antecipa que o plano foi feito com base na demanda das associações representativas do setor produtivo, ouvidas nesses primeiros 100 dias de governo.

“As empresas enfrentam uma série de complexidade e vamos começar um grande processo de simplificação”, diz Costa.

Entre as medidas está uma completa reformulação do eSocial, formulário digital pelo qual as empresas comunicam ao governo, informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, aviso prévio e dados sobre o FGTS.

Previdência Social