Governo pode criar projeto de 4 milhões de empregos

O governo quer incentivar a geração de cerca de 4 milhões de empregos ao longo de três anos com o trabalho verde amarelo, programa que será criado para estimular contratações de jovens e pessoas acima de 55 anos, segundo apurou o Estadão/Broadcast. 

As estimativas ainda estão sendo fechadas pelo governo, mas a avaliação é de que será um programa simples na aplicação e no entendimento, o que facilitará seu alcance.  A expectativa é de que o lançamento do programa ocorra na semana que vem, com assinatura de medida provisória, que tem vigências imediatas, mas precisa do aval de deputados e senadores. 

A equipe econômica também tem conversado com parlamentares para medir a receptividade de ação.  O novo programa vai reduzir o custo das empresas nas contratações de jovens de 18 a 29 anos em busca do primeiro emprego e de pessoas acima de 55 anos. Elas poderão ser admitidas com remuneração de até 1,5 salário mínimo, o equivalente hoje a R$ 1.497,00.

O programa vai livrar as empresas de pagar a contribuição patronal para o INSS (de 20% sobre a folha) e as alíquotas do Sistema S, do salário-educação e do Incra. A contribuição para o fundo de garantia, o FGTS, será de 2%, menos que os 8% dos atuais contratos de trabalho. O valor da multa será de 20% sobre o saldo em caso de demissão sem justa causa. O novo programa está focado em uma “população muito vulnerável”, que não tem encontrado oportunidades no mercado e geralmente é a última a ser beneficiada pela geração de novas vagas em momento de recuperação da economia.

Com informações, Isto É Dinheiro.

 

Previdência Social