Governo planeja FGTS Digital

O Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aprovou, esta semana, orçamento de R$ 10 mi para desenvolvimento do sistema FGTS Digital, plataforma feita para agilizar os processos de arrecadação, apuração, lançamento e cobrança. A previsão é de que o sistema esteja funcionando a partir do próximo ano.

Segundo o Ministério da Economia, o novo sistema terá como foco a desburocratização, a transparência e a integração de informações, para melhorar a qualidade de prestação dos serviços, reduzir perdas e aumentar ganhos.

O sistema possuirá uma ferramenta para a emissão e personalização de guias de recolhimento, que já nascerão individualizadas, identificando o quanto é devido para cada empregado. 

Como consequência do novo sistema, o órgão espera recuperar cerca de R$ 16 bi de inadimplência. Além disso, o uso das ferramentas integradas da plataforma vai proporcionar também redução de curso da ação fiscal e resultados mais efetivos na verificação dos cumprimentos das normas ou no lançamento e exigibilidade dos créditos de FGTS e contribuição social rescisória.

 

Previdência Social