Governo federal lança projeto para capacitar altos executivos do setor público

Depois de iniciar, em janeiro, a capacitação de prefeitos de todas as regiões do País, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) dá mais um passo para acelerar a profissionalização do serviço público no país. Agora está sendo lançado um projeto para preparar líderes capazes de garantir maior eficiência na prestação de serviços à população.

A ideia é investir em servidores com alto potencial e desenvolver suas carreiras por meio da troca de conhecimento e de experiências com líderes e ex-lideranças no serviço público. “Nossa meta é ampliar a capacidade do Estado de atender às necessidades e expectativas do cidadão brasileiro”, explica o presidente da Enap, Diogo Costa. “

O projeto, que será implantado em forma piloto, usará como metodologia o sistema de mentoria. Por ele, o mentor — uma pessoa mais experiente e com excelência reconhecida — orientará e estimulará a carreira de um servidor competente e com grande potencial de se tornar um líder. “É uma das metodologias mais eficazes para desenvolvimento de líderes no século XXI. Será também uma forma de acelerarmos a aprendizagem”, informa o diretor de Educação Executiva da Enap, Rodrigo Torres, que comanda a iniciativa.

Inscrições

Com início previsto para este mês de fevereiro e duração de oito meses, a primeira edição da mentoria será oferecida a 16 duplas de mentores e mentorados e terá cinco etapas: seleção de participantes; formação das duplas; preparação dos participantes; encontros de mentoria e acompanhamento e avaliação.

Os 16 mentorados serão escolhidos por meio de um processo de seleção. Eles devem ser ocupantes de cargo DAS 4 ou superior na administração direta do Poder Executivo Federal, além de ter, pelo menos, seis meses de exercício em cargos semelhantes em qualquer das três esferas federativas. As inscrições seguem até o dia 12 de fevereiro, pelo link https://bit.ly/inscricaomentoradoenap.

*Fonte: Portal do Servidor.gov.br

 

Previdência Social