Governo federal economiza R$ 1,419 bi com trabalho remoto de servidores durante a pandemia

Atualmente, cerca de 190 mil servidores estão em trabalho remoto

O governo federal economizou R$ 1,419 bilhão com o trabalho remoto de servidores públicos durante a pandemia. O levantamento do Ministério da Economia (ME), divulgado nessa terça-feira (3), analisa a redução dos gastos em cinco itens de custeio entre os meses de março de 2020 e junho de 2021: diárias; passagens e despesas de locomoção; serviços de energia elétrica; serviços de água e esgoto; e cópias de documentos.

Atualmente, cerca de 190 mil servidores estão em trabalho remoto, o que representa aproximadamente 32% do total de servidores ativos do Executivo federal. Com o teletrabalho, existe a possibilidade de manutenção de parte desses servidores no modelo, aproveitando as oportunidades geradas e que devem permanecer no período pós-pandemia.

Até o momento, nove órgãos fizeram adesão ao teletrabalho: Ministério da Economia (ME); Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade); Escola Nacional de Administração Pública (Enap); Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR); Ministério da Cidadania; Controladoria-Geral da União (CGU); Advocacia-Geral da União (AGU); Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel); e Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

*Com informações, Blog do Servidor – Correio Braziliense

Previdência Social