Governo estuda reduzir os juros da casa própria para 5,82%

Além da liberação do saque do FGTS de contas ativas e inativas, o governo estuda mudar o índice que corrige os contratos de crédito imobiliário da Caixa Econômica Federal. Essa é mais uma ação para tentar reaquecer a economia.  Com a medida, os juros dos financiamentos da casa própria vão cair dos atuais 8,5% a 5,82% ao ano. 

Clientes da Caixa ou com boa avaliação de crédito pagarão juros menores. Isso significa que, na prática, os juros totais sofrerão cortes entre 28% e 31,5% em relação ao modelo vigente. Caso aprovada, a nova regra só valerá para novos contratos. Não será possível migrar de um modelo para outro. Para o governo, a medida também iria estimular outros bancos a reduzirem as taxas do financiamento. 

 

COMO É

Os contratos de financiamento imobiliário da Caixa são corrigidos pela Taxa Referencial (TR), que hoje está em 0%, e uma taxa adicional que varia de 8,5% a 9,5% ao ano. 



COMO FICARÁ

Os contratos devem ser corrigidos pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo IBGE, e o banco deve cobrar uma taxa adicional entre 2% e 3% ao ano. O IPCA projetado para este ano é de 3,82%, portanto, os juros dos financiamentos devem ficar de 5,82% a 6,82% ao ano.


INDEXADOR

Ao mudar a indexação dos contratos, o banco consegue emitir títulos no mercado que terão como garantia o pagamento das parcelas dos financiamentos habitacionais. Com a venda desses títulos, a Caixa conseguirá compensar a redução das taxas adicionais e ampliar a oferta de crédito imobiliário.

 

TAXA

31,5% será a redução máxima de juros para os clientes que forem da Caixa e tiverem bom histórico de pagamento; para os demais, a redução pode ser de 28%.

 

EMISSÃO

R$ 100 bilhões, é o potencial previsto pela Caixa para emissão de títulos a partir deste ano.
R$ 447 bilhões, foi o saldo da carteira de crédito imobiliário da Caixa no primeiro trimestre deste ano. Deste total, 40% foi concedido com recursos do FGTS.

 

Com informações do jornal O Dia

 

Previdência Social