Governo estuda antecipar 13º do INSS e abono com fim do auxílio emergencial

Medidas são avaliadas pela equipe comandada pelo ministro Paulo Guedes e dependem do andamento da economia

Com o fim do pagamento do auxílio emergencial, a equipe econômica do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) estuda antecipar benefícios ao longo de 2021. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o 13º para aposentados e pensionistas do INSS e o pagamento do abono salarial podem ser antecipados, “se necessário”.

Uma fonte do Ministério da Economia, porém, esclareceu que o governo federal está “observando” e que o anúncio dessas medidas depende do “andamento da economia”.

Na última semana, o ministro da Economia, Paulo Guedes, antecipou, em audiência pública, a avaliação dessas medidas para “calibrar a aterrisagem” da economia. Ele ressaltou que o governo não descarta “ferramentas que temos dentro do teto, completamente dentro do teto, e que, inclusive, usamos antes da PEC de Guerra”.

Temos capacidade de antecipar benefícios, de diferir arrecadações. Temos várias ferramentas que vão permitir calibrar essa aterrissagem lá na frente”, disse.

Em março, o governo federal autorizou a antecipação do 13º dos segurados do INSS para estimular a economia no início das medidas de distanciamento social.

*Com informações, Metrópoles

Previdência Social