Governo estende prazo de empréstimo consignado para aposentados

A partir desta quinta-feira (6), entram em vigor as novas normas que ampliam o prazo de pagamento do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS, de sete para oito anos. As mudanças também se aplicam a quem recebe o auxílio do INSS, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), destinado a pessoas com deficiência e idosos de baixa renda.

No sistema de crédito consignado, o valor das parcelas é descontado diretamente da folha de pagamento. Atualmente, cerca de 16 milhões de aposentados e pensionistas têm empréstimos consignados. Esse modelo de crédito permite que as parcelas não ultrapassem 45% do valor do benefício recebido.

Em janeiro, a taxa de juros máxima para o consignado com desconto em folha foi elevada, passando de 1,66% para 1,8% ao mês, o que corresponde a uma taxa anual de 23,8%.

De acordo com o Ministério da Previdência, aproximadamente 90% dos segurados que contratam esse tipo de crédito enfrentam dificuldades para quitar as parcelas e acabam contratando novos empréstimos.

Previdência Social