Governo deseja mudar inspeção sanitária

O governo federal vai editar uma medida provisória (MP) modificando a inspeção sanitária de alimentos de origem vegetal e animal e de produtos agroindustriais, como celulose e álcool.

A proposta em estudo, tem o intuito de garantir que as empresas façam autocontrole da qualidade e integridade dos seus produtos antes de levá-los aos mercados internos e externos.

De acordo com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, as empresas deverão adotar protocolos mais rígidos de inspeção direta. O estado deverá continuar a fiscalização e a certificação final dos produtos, mas as auditorias serão “modernizadas”, inclusive nas plantas exportadoras.

Tereza Cristina garantiu que o auditor fiscal “continuará responsável pela fiscalização, porém, de forma ágil e moderna, sem a necessidade de estar presente diariamente, acompanhando a atividade rotineira das empresas”. “Cada segmento do agronegócio terá uma definição específica de controle de sua própria produção, concluiu a ministra.

Previdência Social