Governadores fazem estratégia para pressionar reforma da Previdência

Os governadores eleitos estão articulando uma frente pró-reforma da Previdência, para garantir a aprovação do texto no próximo ano, com regras que alcancem os servidores estaduais. Para fortalecer o apoio, o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, já marcou para o fim de janeiro uma reunião com os governadores.

A estratégia é mobilizar as bancadas estaduais de parlamentares para conseguir os votos necessários para a aprovação da proposta que será encaminhada pelo novo governo ao Congresso em março.

Os governadores eleitos querem garantir que a proposta a ser aprovada pelo Congresso promova mudança nos regimes especiais de Previdência dos servidores estaduais, incluindo professores, policiais e bombeiros.

A explosão dos gastos com Previdência dos servidores é o atual problema dos Estados que sofrem uma situação de colapso financeiro, como Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Goiás e Rio de Janeiro. O rombo da aposentadoria do funcionalismo de todos os Estados e do Distrito Federal, em 2017, foi de R$94 bi, 14% a mais que no ano anterior.          

 

Previdência Social