Golpistas tentam marcar encontros com servidores públicos para aplicar

Associados e servidores públicos devem estar sempre atentos aos golpes de quadrilhas que têm focado, principalmente, em beneficiários do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), servidores públicos associados a entidades de classe ou, até mesmo, simplesmente utilizando o nome de algum órgão público, como aconteceu recentemente com a Receita Federal. Os servidores filiados à Anasps não ficam de fora do rol de alvos dessas quadrilhas.

Dessa vez, os golpistas foram além: utilizando o nome da Associação, não só realizaram ligações para servidores públicos, informando sobre falsos valores a serem recebidos (supostamente decorrentes de ações judiciais), como solicitaram que esses servidores comparecessem a um endereço desconhecido.

A vice-presidente de Administração Financeira da Associação e presidente do Clube Anasps, Elienai Coelho, destaca que a entidade não realiza, em nenhuma hipótese, esse tipo de convocação para pagamento de valores, o que, além da fraude, pode representar riscos à integridade física dos servidores.

“Não se deixe envolver por essas promessas, faça contato com as entidades nas quais você é filiado para se inteirar da veracidade da informação e, verificando ser golpe, registre o boletim de ocorrência na polícia civil”, alerta a vice-presidente.

Dessa forma, a Anasps orienta que, os servidores públicos que sofrerem alguma tentativa de golpe dessa espécie, informem o ocorrido ao órgão ou instituição citados pela quadrilha, imediatamente, e realizem o Boletim de Ocorrência (B.O) na delegacia da Polícia Civil (PC) mais próxima de sua residência ou pela Delegacia Eletrônica da PC de seus estados.

Previdência Social