Gestão lança Carteira SouGov para digitalização de documentos de servidores federais

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) lançou, na última quarta-feira (18), a Carteira SouGov, que permite a servidores públicos federais a consulta, armazenamento e compartilhamento de documentos funcionais de forma digital, dentro do aplicativo SouGov.br para dispositivos móveis.

Entre os documentos contemplados pela medida, estão diplomas, certidões, currículo, cartão de visitas, entre outros. Documentos como a Declaração de Aposentadoria e a Declaração de Fundamento Legal da Aposentadoria também estão disponíveis.

O objetivo, segundo o MGI, é ampliar a autonomia dos servidores, reduzir custos administrativos e eliminar trâmites físicos e burocráticos. Posteriormente, segundo a pasta, novas ferramentas serão incorporadas à Carteira, como busca inteligente de documentos, acesso facilitado à Pasta Funcional Digital (AFD) e assistente virtual com inteligência artificial.

Sobre o SouGov.br

O SouGov.br, voltado para servidores públicos federais ativos, aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis, é o aplicativo oficial de serviços de gestão de pessoas do Executivo.

Com mais de 1 milhão de usuários ativos, a plataforma oferece consulta e atualização de dados funcionais, solicitação de benefícios, acompanhamento de processos, entre outros serviços.

 

Previdência Social