Gestão e Enap lançam pesquisa “Vozes do Serviço Público” para ouvir servidores e aprimorar gestão de pessoas na Administração Pública

A Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) em parceria com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), iniciaram a pesquisa “As vozes do Serviço Público Federal; Evidências para a Gestão Pública”, com o objetivo de ouvir os servidores públicos, conhecer demandas e pontos de vista com a finalidade de reunir subsídios para obter dados que aprimorem as políticas de gestão de pessoas.

A pesquisa tem como público-alvo todos os servidores públicos federais ativos, incluindo temporários, comissionados e sem vínculo, e vai estar disponível a partir desta segunda-feira, 4 de novembro, a 1º de dezembro. As respostas poderão ser enviadas pelo SouGOV. Os dados dos servidores serão anônimos, para garantir a segurança e confidencialidade.

A ideia é que a pesquisa seja feita todos os anos na mesma época para garantir a eficácia e para que possa ser conferido com o passar dos anos as evoluções, por esse motivo é de grande importância a participação dos servidores.

“A Pesquisa Vozes é essencialmente uma pesquisa de percepção, cujo objetivo é dar lugar de fala aos servidores públicos, para que, então, possamos aferir informações mais detalhadas e estruturadas acerca das condições e relações de trabalho no interior da Administração Pública Federal e, com isso, pensar em ações coerentes para o bem-estar no ambiente de trabalho, o que, obviamente, se reflete nas entregas realizadas à sociedade”, destaca o secretário de Gestão de Pessoas do MGI, José Celso Cardoso.

Os resultados da pesquisa serão utilizados pelo MGI para promover a transparência e darão elementos para que os gestores dos órgãos pesquisados melhorem as condições de trabalho, o ambiente organizacional e o planejamento estratégico. Como pilares do trabalho, a pesquisa tem como pontos a governabilidade para agir sobre os resultados observados, solidez científica e estatística, com uso de teorias e escalas amplamente testadas e validadas; compatibilidade internacional, para permitir comparações dos indicadores entre o Brasil e outros países em diferentes aspectos da gestão pública.

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