Gastos com a Previdência deve dobrar em 30 anos

A doutora em Estudos Populacionais e pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Ana Amélia Camarano, alertou que os gastos com a Previdência Social devem dobrar em 30 anos. Segundo a pesquisadora, o gasto previdenciário hoje representa 7,5% do Produto Interno Bruto (PIB) e tende a ser de 15% em 2046.

Camarano justificou que esse aumento deve acontecer porque a população brasileira está envelhecendo em um ritmo acelerado, ao mesmo tempo em que começa a diminuir a população em idade para trabalhar, e afirmou que “hoje, no Brasil, 14% da população tem mais de 60 anos. A previsão é que, em 2030, chegue a 19% e em 2040, a 25%. Ou seja, vai dobrar o contingente de idosos”, disse.

Diante dessas afirmações, a pesquisadora relatou que o Congresso Nacional deve formular novas políticas públicas para lidar com a mudança demográfica do país.

Ana Amélia destacou ainda que deve ser instituída uma idade mínima para a aposentadoria por tempo de contribuição. “Hoje, a proposta do governo é estabelecer o mínimo em 65 anos, para homens e mulheres, podendo chegar a 70, em duas décadas”, concluiu.

 

 

Previdência Social