Fundos de pensão querem incentivar brasileiros a poupar mais

Setor tem consciência que precisa modernizar para acompanhar as mudanças do mercado

 

As entidades fechadas de Previdência Complementar pretendem incentivar os brasileiros a poupar mais, para garantir uma aposentadoria tranquila e saudável. Após a aprovação da reforma do sistema previdenciário brasileiro, a procura pelos planos aumentou. Entretanto, o setor tem consciência que precisa se modernizar para acompanhar as mudanças no mercado de trabalho.

Uma das iniciativas da Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar) foi a criação do “PrevSonho”, um plano de previdência voltado para os familiares dos participantes de planos de previdência fechados.

Previ, Funcesp, Valia, Fachesf, Capef e Funasa são algumas entidades que já começaram a comercializar o novo plano, que foi desenhado pela associação.

A ideia é permitir que parentes de participantes de fundos de pensão possam aderir ao plano de previdência. Apesar de ser uma poupança a longo prazo, as regras permitem retiradas parceladas para a realização de determinados objetivos, especialmente dos mais jovens.

 

Vantagens de investimento 

Ao contratar os planos de previdência privada existem algumas vantagens. A principal atração para os contratantes é a possibilidade de pagar menos impostos para acumular um benefício maior no futuro. Entre as vantagens se destacam a liquidez para inventário (qualquer fundo de previdência fechada ou aberta não passa pelo processo de inventário em caso de falecimento do titular); benefício fiscal de longo prazo; isenção do “come cotas”, ou seja, são isentas das cotas; organização do fluxo de caixa (poupança forçada); transmissão automática de patrimônio livre de ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis ou Doação).

 

Previdência Social