Frente Ampla Brasil é lançada durante comissão da CDH

A frente foi criada para defender direitos trabalhistas

Byanca Guariz

Durante a comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal, foi lançada a Frente Ampla Brasil, criada para debater e defender os direitos sociais, direitos dos trabalhadores e dos aposentados.

O lançamento da frente foi marcado por discussões entre parlamentares e representantes de entidades sindicais, associações e outros. Na pauta do dia, temas como o mundo do trabalho, desemprego, aposentadoria, Previdência Social e discriminação, foram objetos de debates.

Vale ressaltar que a frente é a união de mais de 20 frentes mistas de parlamentares de movimentos sociais ativos no Congresso Nacional.

O presidente da comissão, senador Paulo Paim (PT-RS) explicou que a Frente Ampla Brasil é voltada para a defesa da democracia e do povo brasileiro, articulada com movimentos sociais e com todos os setores discriminados.

“A visão que temos é que individualmente não iremos a lugar nenhum. Se nós articularmos na Frente Ampla Brasil, poderemos mudar a nossa história”, destacou.

Paim ressaltou ainda que a Ampla Brasil vai aglutinar forças de diversas frentes e movimentos da sociedade para evitar que o governo reduza direitos trabalhistas já conquistados.

Ao abordar sobre a idade mínima que o governo está estudando como proposta de reforma da Previdência, Paim lembrou que o modelo 85/95 já determina uma idade mínima, de 55 para mulheres e 60 para homens e ao seu ver, esse modelo é mais justo com os trabalhadores que ingressam no mercado de trabalho mais cedo e que agora podem ser penalizados, sendo obrigados a trabalhar muito mais tempo.

Para o presidente da Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST), José Calixto Ramos, a Frente tem a finalidade de fortalecer a ideia e unir todos os segmentos. “Hoje juntam-se todas as entidades para trabalhar por uma mesma frente. Com a grande finalidade de unir as ideias e não separá-las”, afirmou.

Apoiador do lançamento da Frente e contra a extinção do Ministério da Previdência Social, o presidente do Movimento dos Servidores Públicos e Aposentados e Pensionistas (MOSAP), Edson Halbert, falou sobre a importância de se defender as causas. “Nós temos que defender as nossas questões, para que a sociedade brasileira tenha aquilo que é devido: justiça, trabalho e serviço público de qualidade”, enfatizou.

Halbert destacou que a Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público Brasileiro é tão importante quanto qualquer reforma política que se venha fazer.

O evento iniciou por volta das 9h da manhã. O plenário atingiu a lotação máxima, contando com a presença de parlamentares, entidades sindicais, associações, federações e outros em favor dos trabalhadores. Já atuam no Congresso diversas frentes em defesa da Previdência Social, dos trabalhadores rurais, dos servidores públicos, dos idosos, aposentados.

Outros eventos

Durante o lançamento, o senador Paulo Paim informou que a CDH e a Frente Ampla Brasil vão realizar um ciclo de audiências nos estados, como foi feito contra a terceirização e a negociação livre entre trabalhadores e empregadores, a fim de discutir os direitos dos trabalhadores.

Paralizações nacionais já estão sendo construídas, no entanto, as Centrais Sindicais estão organizando uma greve geral, que possa mobilizar todo o país contra as reformas que estão sendo propostas, informou a representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Graça Costa.

 

Previdência Social