Fórmula de cálculo das aposentadorias será modificada

A proposta de reforma da Previdência Social do presidente Michel Temer vai mudar a fórmula de cálculo das aposentadorias. A medida vai criar um diferencial ou viabilizar um bônus para atender os brasileiros que entraram mais cedo no mercado de trabalho. Com isso, o presidente espera reduzir as resistências em torno da fixação de uma idade mínima de 65 anos para pedir a aposentadoria.
A nova fórmula de cálculo foi discutida na noite da última terça-feira, em reunião realizada entre o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, e técnicos do governo. A fórmula vai considerar a soma de um piso de aposentadoria, definido em 50% do valor integral do benefício, calculado com base nas contribuições mensais de cada trabalhador e mais o tempo de contribuição.

O objetivo do governo com esta medida é derrubar a principal crítica das centrais sindicais à reforma de que a fixação de uma idade mínima prejudicaria os trabalhadores mais pobres que entraram mais cedo no mercado de trabalho e que, portanto, contribuíram por mais tempo à Previdência Social.

Previdência Social