Força-tarefa de combate ao trabalho escravo na Bahia é citado em relatório internacional

A Organização Internacional para Migrações (OIM) vai incluir as ações de combate ao trabalho escravo no relatório sobre políticas de enfrentamento. Representantes da instituição que faz parte da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Foreign Commonwealth Office, do Reino Unido, se reuniram com auditores fiscais do trabalho integrantes do Grupo Especial de Combate ao Trabalho Análogo ao Escravo na Bahia e com membros da Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo na Bahia, na sexta-feira (15).

Na reunião, foi apresentado o trabalho desenvolvido na Bahia na prevenção, repressão e atendimento às vítimas de trabalho escravo, inclusive os auditores deram detalhes sobre a atuação, como a obtenção de indícios sobre submissão de trabalhadores a condições análogas à escravidão, os resgates, a emissão dos requerimentos de seguro-desemprego do trabalhador resgatado, o cálculo de verbas rescisórias, a análise do ambiente de trabalho com embargo e lavratura de infração.

Como resultado da reunião, foram propostas soluções para compor uma Carta de Recomendação a diversos países sobre Combate ao Trabalho Escravo Contemporâneo.

 

Previdência Social