Fila da perícia médica do INSS tem mais de um milhão de segurados

Trabalhadores reclamam da longa espera para terem direitos reconhecidos. Muitos têm problemas de saúde e dependem da liberação dos benefícios para o próprio sustento

 

Com mais de 1,8 milhão na fila de pedidos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), há demora nas concessões dos benefícios da autarquia, alguns casos demoram mais de um ano para passar por perícias ou outras exigências. O excesso de demora causa diversos problemas de saúde em quem espera ou impede o sustento da família que aguarda pelo benefício.

Os problemas dentro da autarquia não são recentes, perduram ao longo dos anos. Hoje a espera na fila demora mais que 45 dias, mas o ministro da Previdência, Carlos Lupi, alega que quer reduzir a espera na fila para menos de 45 dias até o final deste ano.

Das pessoas que estão na fila, mais de 1 milhão aguardam a agenda da perícia médica federal. São trabalhadores que, doentes, com incapacidades temporárias ou permanentes, sofrem com uma espera ainda mais dolorosa, depois de ter contribuído por anos com a Previdência, e só esperam o reconhecimento de um direito.

 

Fonte: www.correiobraziliense.com.br/economia/2023/05/5096711-fila-da-pericia-medica-do-inss-tem-mais-de-um-milhao-de-segurados.html

Previdência Social