Fevereiro Laranja: o significado e sua importância!

Mês de combate a Leucemia. Doe medula óssea e salve vidas! A Anasps apoia essa campanha

A Campanha Fevereiro Laranja foi criada com o objetivo de conscientizar a população sobre a leucemia e mostrar a importância do doador de medula óssea. A campanha também busca alertar sobre o diagnóstico precoce da doença.

Conhecer a leucemia, seus sintomas, e assim procurar um tratamento, pode aumentar as chances de cura.

O que é?

A leucemia é um tipo de câncer que surge nas células do sangue, e assim, torna-se uma doença sistêmica, ou seja, não acomete apenas um órgão, mas sim todo o organismo.

Tipos da doença

De acordo com o Blog MedicalWay existem 12 tipos de leucemia, que variam de acordo com as células atingidas e velocidade que ocorre a divisão celular. Veja a seguir os 4 tipos primários da doença:

  • leucemia mieloide aguda (LMA) — atinge as células mieloides e se desenvolve de maneira rápida — acomete adultos e crianças;

  • leucemia mieloide crônica (LMC) — atinge as células mieloides e se desenvolve devagar, sendo mais comum em adultos;

  • leucemia linfoide aguda (LLA) — atinge células linfoides e se desenvolve de modo muito rápido — acomete mais as crianças menores, mas pode ocorrer em adultos;

  • leucemia linfoide crônica (LLC) — atinge as células linfoides e se desenvolve devagar — afeta, principalmente, pessoas acima de 55 anos.

Causas

Ainda são desconhecidas as causas, mas segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), associação de alguns fatores pode elevar o risco para a doença, como:

– tabagismo;

– exposição ao benzeno;

– exposição à radiação ionizante;

– histórico familiar;

– realização de quimioterapia;

– Síndrome de Down;

– exposição a agrotóxicos;

– algumas doenças sanguíneas.

Números

Estatísticas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que a leucemia é o 9º câncer mais comum no sexo masculino e o 11º no feminino.

Tratamento

Os tratamentos indicados para a leucemia dependem do tipo e extensão da doença. A pessoa pode fazer quimioterapia, imunoterapia, radioterapia, transplante de medula óssea ou a associação de diferentes tratamentos. No caso do transplante, a medula óssea doente, ou deficitária, será substituída por células normais da medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula saudável.

Critérios para doação

Ter entre 18 e 54 anos de idade;

Estar em bom estado geral de saúde;

Não ter doença infecciosa ou incapacitante;

Não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico;

Algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisadas caso a caso.

Nós apoiamos essa causa!

*Fontes: INCA, Blog MedicalWay, Comunicação Setorial/SES-GO

Previdência Social