Ferramenta mapeia perfil de segurados que solicitam benefícios do INSS na Justiça

O portal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) apresentou no final de dezembro ferramenta digital que mapeia a realidade social das pessoas que buscam a Justiça Federal para reclamar direitos previdenciários. A MonitoraPrev, que já fornecia dados estatísticos sobre as ações ajuizadas contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passou a oferecer a nova funcionalidade no site do TRF-2.

A ferramenta foi elaborada a partir de grupo de trabalho conduzido pelo Centro Local de Inteligência e Prevenção de Demandas Repetitivas da Justiça Federal do Rio de Janeiro (CLIPDR-RJ) e com o suporte da Corregedoria Regional da 2ª Região.

A ferramenta apresenta informações sobre a faixa etária, gênero e estado civil dos autores das ações e inclui o “mapa de calor por CEP do autor”, com dados sociodemográficos das localidades da capital e do interior fluminense onde moram os cidadãos com maior número de ações judiciais contra o INSS.

Outra opção para os usuários é extrair relatórios sobre a realização das perícias judiciais que são determinadas para comprovar a incapacidade que gera o direito ao benefício previdenciário.

*Com informações, TRF 2

 

Previdência Social