Falha do e-Social afeta domésticos

Uma reportagem divulgada pelo jornal Bom dia Brasil mostra que quem usa o eSocial, sistema que reuniu os pagamentos de todas as contribuições dos empregados domésticos, está reclamando que a falta de comunicação entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Receita Federal está impedindo que os empregados consigam se aposentar ou receber o auxílio-doença.
De acordo com a reportagem, o problema vem ocorrendo desde que entrou em vigor a guia única de recolhimento de tributos, e as contribuições previdenciárias acabam não sendo atualizadas. Com isso, o patrão faz o pagamento, só que o INSS não fica sabendo, portanto não reconhece que as contribuições do empregado estão em dia.
Em nota, o INSS declarou que a interligação dos sistemas do e-Social e da Previdência Social está em fase final de implantação pela Dataprev. O INSS orienta que os empregados domésticos que precisam dar entrada em benefícios levem as guias de pagamento feitas pelo e-Social.
O e-Social é um projeto do governo que possibilita o recolhimento unificado dos tributos e do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para os empregados domésticos.

Previdência Social