Faculdade Anasps dá início à pós-graduação em Gestão da Informação nesta segunda-feira (14)

Nesta segunda-feira (14), a Faculdade Anasps dará início à sua nova pós-graduação em Gestão da Informação, que será ministrado totalmente à distância (EAD). O objetivo é capacitar os alunos a gerenciarem dados e informações com referência e segurança, com base em duas legislações importantes da área: a Lei de Acesso à Informação (LAI) e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Com isso, os estudantes poderão desenvolver habilidades para diagnosticar e mapear processos informacionais, promover a transparência, garantir a privacidade e a proteção de dados, além de implementar práticas de governança da informação, preparando-os para os desafios da era digital e da administração pública.

O público-alvo deste curso é altamente diversificado, abrangendo profissionais que querem aprimorar suas habilidades na gestão de dados e informações em áreas como Tecnologia da Informação, Administração e Gestão, Biblioteconomia e Ciência da Informação, Marketing e Comunicação, Empreendedores e Startups, Finanças e Contabilidade, Recursos Humanos e Advogados, entre outros.

Entrevistamos o coordenador do curso, professor Cláudio Pina, que deu mais detalhes sobre como será a sua dinâmica:

  1. O que os alunos podem esperar desta pós-graduação em Gestão da Informação, seja do conteúdo teórico e da aplicação prática do aprendizado nas aulas?

Importante pontuarmos que a ideia central do curso é prover o aluno de uma visão mais ampla do que é “Gestão” dentro da organização, alinhada à utilização da “informação” e como a junção das duas torna-se elemento preponderante para a tomada de decisão no âmbito da organização.

  1. Como o curso se adapta às tendências atuais do mercado de trabalho na área de gestão da informação?

Peço licença para ir um pouco além, pois a gestão da informação deve se adaptar à tendência da nova sociedade que, independentemente da cultura e costumes, trata a informação com extrema celeridade, necessitando de uma informação de qualidade, precisa, completa e devidamente valorada. O mercado de trabalho deve seguir essa mudança, permitindo às organizações a devida análise de contexto a qual está inserida, na busca do melhor resultado.

  1. Quais são os diferenciais da pós-graduação da faculdade em relação a outras instituições que oferecem cursos semelhantes?

Um diferencial que merece destaque é a participação efetiva do aluno nas matérias disponibilizadas, trazendo-o como “pessoa crítica”, já que será proporcionado o debate de ideias no campo da informação, seja na Lei de Acesso à Informação – LAI, quanto na Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, bem como no que cerca o tratamento das informações produzidas e, posteriormente, tratadas.

  1. Um dos temas que serão abordados nas aulas é a informação como “commodity” do Século XXI. Poderia explicar essa questão?

Basicamente, matéria-prima é um produto de origem pura, que pode ser de origem animal, vegetal ou animal para a fabricação de mercadorias finais ou intermediárias. Ela tem um valor devidamente estabelecido dentro do mercado global, conforme e economia. Só para exemplificar, no caso do Brasil, são exportados, de forma pura, café, milho, soja, petróleo, entre outros aos demais mercados externos. Ocorre que, com o passar dos anos e da modernidade imposta, a informação tornou-se elemento primordial, seja para a cultura, economia, formação de opinião, ou seja, entendo que a informação é o que move a sociedade nos dias atuais. Sem ela, não há poder de gestão ou decisão compatíveis com a necessidade apresentada.

 

  1. Um dos focos do curso está na gestão da informação conforme a LAI e LGPD. Como se dá a aplicação dessa gestão em conformidade com essas leis e a importância dela no contexto atual?

A LAI (Lei nº 12527/2011) foi promulgada a fim de prover a sociedade de maior acesso às informações do Estado, em absoluta consonância com o Princpio da Transparência. A LGPD, somente sete anos depois (Lei nº 13.709/2018) foi inserida no contexto do tratamento da informação visando dar equilíbrio ao uso das normas, de acordo com a situação e contexto. O aluno entenderá o momento no qual uma pode sobrepor à outra, sem que haja inobservância de normas. Apenas a situação fática poderá demonstrar o melhor instrumento a ser observado.

  1. Proteção de dados e privacidade são temas cada vez mais relevantes. O que os alunos podem esperar a respeito dessa questão?

A proteção de dados serve como delimitador de “até onde” a informação pode ou deve ser expandida ou tornada pública. Na verdade, há alguns princípios fundamentais do direito à pessoa humana que tratam o reconhecimento da individualidade e da autonomia de cada pessoa como necessários à observância da dignidade. A intenção é que o aluno tenha uma percepção da correta utilização da proteção de dados, sem ferir outros princípios balizadores da sociedade. É um exercício constante do acesso à informação x proteção do agente.

Vale lembrar, mais uma vez, que as aulas serão ao vivo e 100% à distância, com tutoria, suporte especializado e uma plataforma moderna e intuitiva para otimizar os estudos. Isso sem contar no corpo docente altamente qualificado, composto por profissionais que atuam ou já atuaram na área, possibilitando aos alunos a criação de uma rede de contatos altamente robusta.

Mesmo com o início das aulas, as inscrições para o curso ainda seguem abertas; associados (as) Anasps e Clube Anasps nas modalidades Premium e Select contam com 50% de desconto! Inscreva-se clicando aqui e torne-se um especialista capacitado para gerenciar, proteger e garantir as leis.

Previdência Social